metropoles.com

MG tem histórico de ir contra recomendação do governador a presidente

Nas últimas quatro eleições presidenciais, máquina pública de Minas Gerais não conseguiu dar a vitória ao presidenciável no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CNN/Reprodução
Bolsonaro e zema apoio
1 de 1 Bolsonaro e zema apoio - Foto: CNN/Reprodução

O apoio do governador reeleito Romeu Zema tem sido tratado como a panaceia dos problemas de Jair Bolsonaro em Minas Gerais, mas o histórico do estado nas últimas eleições não favorece o presidente. As campanhas anteriores mostram que a máquina pública mineira não conseguiu dar a vitória ao presidenciável no estado.

Nas últimas quatro disputas — em 2018, 2014, 2010 e 2006 —, o governador de Minas Gerais apoiou um presidenciável que foi derrotado no estado. Foi assim com Aécio Neves e Geraldo Alckmin, em 2006 e 2010; com Antonio Anastasia e Aécio Neves em 2014; e com Fernando Pimentel e Fernando Haddad em 2018.

Em 2014, na apertada campanha entre Aécio Neves e Dilma Roussef, o governador Alberto Pinto, vice e aliado do tucano Antonio Anastasia, deu apoio total a Aécio, que perdeu em Minas Gerais, seu estado, para a petista nos dois turnos.

Não foi uma eleição qualquer para Aécio: Anastasia havia sido seu vice no mandato anterior do governo mineiro. Anastasia se dedicou tanto à eleição de Aécio que abriu mão do governo ainda na pré-campanha, em março de 2014, para elaborar o plano de governo do presidenciável. Em seu lugar no estado, deixou o vice, o aliado Alberto Pinto, do PP.

Agora, em 2022, Zema, do Novo, anunciou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno. No primeiro turno, no domingo (2/10), Lula levou a melhor em Minas Gerais, com 563 mil votos de vantagem.

Segundo maior colégio eleitoral do país, o estado de Minas Gerais é estratégico: tradicionalmente, quem vence entre os mineiros também ganha a disputa presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?