Mercado aposta em primeiro IPO de time de futebol do Brasil em 2025
Para o mercado, já existem clubes prontos para abrir o seu capital na bolsa de valores
atualizado
Compartilhar notícia
Desde que a Lei das Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) foi promulgada, em 2021, começou-se a se preparar o terreno para que alguns clubes abram seu capital através de ações na bolsa. O mercado acredita que já existem clubes com a estrutura pronta e que o primeiro IPO de times de futebol do Brasil possa acontecer já no ano que vem.
O mercado financeiro já vem se preparando para isso. No ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um parecer de orientação aos investidores que querem acessar o mercado de capitais através das SAFs.
O parecer aborda não só a abertura de capitais —que, segundo especialistas, é uma ferramenta que deve ser usada apenas pelos maiores clubes —, mas também comercialização de dívidas e títulos, por exemplo.
A B3 também tem feito movimentações para receber os clubes. A entidade já fez eventos exclusivos para dirigentes de clubes das séries A e B para apresentar as maneiras de se abrir o capital.
Alguns bancos e escritórios de advocacia também montaram equipes para atender a esse mercado, e eles vêm sendo consultados. Recentemente, o KPMG e o escritório Trengrouse e Gonçalves lançaram um manual com orientações aos clubes sobre como acessar esse mercado e com um histórico dos clubes que foram à bolsa de valores.