metropoles.com

Mendonça dá mais 2 meses para inquérito aberto desde 2017 contra Paes

Mendonça negou pedido de Paes e aliado para encerrar investigação, que completará sete anos de tramitação no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Facebook
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes
1 de 1 O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes - Foto: Divulgação/Facebook

Investigado há quase sete anos no STF a partir das delações premiadas da Odebrecht, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, teve um pedido de arquivamento do inquérito negado nesta segunda-feira (11/3) pelo ministro André Mendonça.

Ao decidir entre a solicitação da defesa do prefeito e do deputado federal Pedro Paulo pelo fim da apuração e o pedido da Procuradoria-Geral da República por mais prazo para a conclusão da investigação, Mendonça atendeu à PGR.

Ele concedeu mais 60 dias para que a Polícia Federal termine o inquérito, destacando que é a “prorrogação derradeira” do caso. Nos dois meses concedidos pelo ministro, a PF deverá concluir as últimas diligências da investigação e apresentar relatório final.

O inquérito mira o suposto pagamento ilícito de R$ 300 mil à campanha de Pedro Paulo, um dos principais aliados de Paes, em 2014. O repasse, segundo o ex-diretor da Odebrecht e delator Benedicto Júnior, foi intermediado pelo prefeito carioca, a quem a empreiteira deu o codinome de “Nervosinho” em seus sistemas de gerenciamento de pagamentos ilegais.

Embora a investigação tramite desde março de 2017 no STF, Mendonça atendeu à PGR por considerar que “muito da demora no trâmite do presente inquérito se deu por características específicas”, como recursos da defesa, substituição de relator e tempo para manifestações da PGR.

Como mostrou a coluna há duas semanas, Paes reforçou seus argumentos ao STF pelo arquivamento da apuração para além do “excesso de prazo” do inquérito. A defesa dele citou a Mendonça que as provas dos “sistemas da propina” da Odebrecht, que fazem parte da investigação, foram anuladas pelo próprio Supremo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?