metropoles.com

MEIs foram 80% das 5,2 milhões de empresas abertas na pandemia

Levantamento da empresa de big data Neoway aponta que a maioria atua nas áreas de prestação de serviços e com o comércio varejista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Varejo
1 de 1 Varejo - Foto: Unsplash

O Brasil registrou durante a pandemia de Covid-19 a abertura de 5,2 milhões de empresas, sendo que 80% do total é formado por microempreendedores individuais (MEIs). Segundo um levantamento conduzido pela empresa de big data Neoway, os novos CNPJ’s respondem por 25% dos mais de 20 milhões de cadastros ativos do país.

Os MEI’s também foram a parcela mais impactada pela pandemia. Metade dos 2,1 milhões de fechamentos entre os dias 1 de março de 2020 e 13 de setembro de 2021 corresponde a microempreendedores individuais.

O setor de prestação de serviços, que respondeu a 63% dos fechamentos, e o de comércio, com 25%, foram os mais prejudicados pela crise.

O levantamento, no entanto, mostra que há um princípio de recuperação. Entre os novos CNPJs, 52% são de prestação de serviços, com destaque para as áreas de alojamento e alimentação, enquanto 30% dizem respeito ao comércio, sobretudo o varejista de vestuário e acessórios e de bebidas.

A abertura de empresas foi mais acentuada na Região Sudeste. O estado de São Paulo, com 1,5 milhão, é o líder no ranking de novos CNPJ’s, seguido de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com aproximadamente 500 mil cada.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?