MEC repassou dinheiro do orçamento secreto para 2.480 municípios
Ministério da Educação está no centro de escândalo de suposto tráfego de influência para beneficiar pastores ligados ao governo
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Educação (MEC) repassou recursos do orçamento secreto para 2.480 municípios desde o início de 2021. A pasta é a terceira que mais teve valores pagos a partir de emendas de relator, ficando atrás somente dos Ministérios da Saúde e da Economia.
Em 2021 e 2022, o MEC empenhou R$ 523 milhões do orçamento secreto e pagou R$ 130,4 milhões desse total.
O pagamento de valores do MEC para prefeituras está no centro de um escândalo depois que os repórteres Breno Pires, Felipe Frazão e Julia Affonso revelaram que dois pastores ligados ao ministro Milton Ribeiro intermediavam a liberação de recursos da pasta para municípios mediante o pagamento de propinas.
Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura não tinham cargo formal no MEC, mas viajavam ao lado do ministro e faziam a interlocução com os prefeitos.
Depois disso, os prefeitos de três cidades vieram a público para denunciar o suposto tráfego de influência dos pastores .
Os prefeitos de Boa Esperança do Sul (SP), Bonfinópolis (GO) e Luis Domingues (MA) relataram ter recusado os pedidos de propina para liberação de recursos da Educação. As três cidades não receberam recursos do MEC via orçamento secreto.