metropoles.com

MEC e presidentes de TRFs debatem regras para novos cursos de medicina

Liminares concedidas pela Justiça para a abertura de cursos de medicina fez o Ministério da Educação procurar os presidentes dos TRFs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prapass Pulsub
Objetos de uso do médico
1 de 1 Objetos de uso do médico - Foto: Prapass Pulsub

O crescente número de liminares para a abertura de cursos de medicina, sem passar pelo crivo da Lei dos Mais Médicos, aumenta a tensão no Ministério da Educação.

A preocupação da pasta é tanta, que, em Brasília, o ministro Victor Godoy fez uma reunião com os presidentes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), para tratar das centenas de pedidos judiciais para novos cursos e vagas de medicina à revelia dos chamamentos públicos obrigatórios, publicados pelo MEC.

O assunto tramita no Supremo Tribunal Federal, com uma ação direta de constitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional de Universidades Privadas.

A entidade requer o reconhecimento da Lei do Mais Médicos como norma prioritária para a autorização de novas escolas de formação médica. Segundo a associação, as liberações judiciais comprometem o atendimento dos critérios previstos pela lei — como infraestrutura e número de leitos adequados para as aulas práticas, obrigatórias durante internato e residência para a formação dos profissionais.

A Advocacia Geral da União e a Procuradoria-Geral da República já se manifestaram a favor da lei. A relatoria no STF é do ministro Gilmar Mendes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?