MBL estuda lançar novo candidato no lugar de Arthur do Val no Podemos
Vereador Rubinho Nunes pode assumir o lugar de Arthur do Val, que desistiu de concorrer ao governo de SP após o vazamento de áudios sexistas
atualizado
Compartilhar notícia
O MBL cogita lançar um novo candidato ao governo de São Paulo no lugar do deputado estadual Arthur do Val, que desistiu de concorrer nesta eleição. O vereador Rubinho Nunes poderá assumir a vaga no Podemos.
Arthur do Val, o Mamãe Falei, se retirou da disputa após o vazamento de áudios que ele havia enviado a um grupo de amigos com conteúdos sexistas sobre refugiadas ucranianas. O deputado estadual por São Paulo tinha viajado para a Ucrânia a pretexto de levar doações ao país atacado pela Rússia. Os áudios foram revelados pelo colunista Igor Gadelha.
Rubinho Nunes está em seu primeiro mandato como vereador em São Paulo e atua como advogado do MBL. O grupo esperava lançá-lo como candidato à Câmara dos Deputados antes da polêmica envolvendo Arthur do Val.
A desistência de Arthur do Val despertou no PSDB o interesse de trazer o Podemos para a base do vice-governador Rodrigo Garcia, que concorrerá à sucessão de João Doria. Interlocutores do governo estadual já procuraram dirigentes do Podemos para tratar dessa possibilidade.
O MBL, no entanto, entende que o Podemos não poderá negociar com Garcia unilateralmente e terá de acatar uma eventual substituição da candidatura de Arthur do Val. O grupo se vê resguardado juridicamente porque assinou uma carta de compromisso com o Podemos que lhe dá o direito de indicar a chapa majoritária em São Paulo.
O imbróglio impacta na candidatura de Sergio Moro, que estruturava uma agenda conjunta com o MBL para percorrer São Paulo ao lado de Arthur do Val. O ex-juiz vinha afirmando que aumentar as intenções de voto no maior colégio eleitoral do país faria sua campanha deslanchar em nível nacional.