metropoles.com

Marinha não informa que ex-ministro de Bolsonaro segue no Almirantado

O almirante Flávio Rocha, ex-secretário do Planalto no governo Bolsonaro, integra a atual composição do Almirantado da Marinha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Flávio Rocha
1 de 1 Flávio Rocha - Foto: Alan Santos/PR

A Marinha não informa a composição de sua cúpula, o Almirantado, e esconde que o almirante Flávio Rocha, ex-secretário do Planalto no governo Bolsonaro, integra o colegiado. Como o nome de Flávio Rocha não consta do site da Marinha, a coluna solicitou formalmente as informações três vezes na última semana e não obteve resposta. Outro integrante da cúpula da Força confirmou à coluna que Rocha compõem o colegiado.

Há dez dias, veio a público parte da delação premiada firmada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, com a Polícia Federal. Segundo Cid, o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, sinalizou de maneira positiva com a proposta de Bolsonaro de seguir com um plano golpista após a derrota nas urnas para Lula. Garnier segue em silêncio até hoje sobre o episódio.

Nesse contexto, a composição do Almirantado é importante para que se investigue se Garnier teve respaldo da cúpula, praticamente a mesma até hoje, para seu suposto plano golpista.

No site da Marinha, não há qualquer menção à formação do Almirantado. Há uma página intitulada “Relação de autoridades”, com o nome do comandante e de diretores da Marinha.

A coluna fez três pedidos de informação à assessoria de imprensa da Marinha. Primeiro, no dia 21, perguntou quais são os atuais integrantes do Almirantado e qual era a formação do colegiado em novembro do ano passado, período da articulação golpista delatada por Cid. A Marinha não respondeu às perguntas e enviou uma nota oficial genérica negando irregularidades.

No último dia 25, a coluna fez uma nova demanda à assessoria de imprensa da Marinha. Desta vez, especificamente sobre o almirante Flávio Rocha, que foi secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência durante quase três anos do governo Bolsonaro e era um conselheiro do então presidente.

“Flávio Rocha já fez parte do Almirantado? Caso positivo, de quando a quando?”.

Em resposta, no dia seguinte, a Marinha disse que Rocha entrou para o Almirantado em novembro de 2021, mas não informou se ele continua no colegiado. Citou que Rocha foi para o Palácio do Planalto de novembro de 2020 a dezembro de 2022, e que, desde janeiro de 2023, era assessor do Comando da Marinha.

Em novo email, as perguntas foram reforçadas pela coluna, que voltou a questionar detalhes sobre a atual composição do Almirantado. A Marinha ainda não respondeu se Rocha compõe ou não a cúpula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?