Maria do Rosário pede à PGR o impeachment de ministro da Educação
Deputada quer que Milton Ribeiro seja responsabilizado por dizer que crianças com deficiência “atrapalhavam” o aprendizado de outros alunos
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada Maria do Rosário ingressou nesta terça-feira (17/8) na Procuradoria-Geral da República (PGR) com um pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Segundo a parlamentar petista, o ministro cometeu crime de responsabilidade ao dizer em uma entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil, que crianças com deficiência “atrapalhavam” o aprendizado de outros alunos e alunas.
“O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela “atrapalhava” – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial,” disse Ribeiro. Na mesma entrevista, o ministro afirmou que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos”.
Maria do Rosário afirma que as declarações “violam diretamente a proteção constitucional ao direito social à educação, assim como os fundamentos do Estado Democrático de Direito, da cidadania e dignidade da pessoa humana”. Ela também alega que Ribeiro demonstrou “preconceito, discriminação e elitismo” com suas falas.
Além do impeachment, a deputada pede que Ribeiro fique inabilitado para ocupar cargos públicos pelos próximos oito anos.