metropoles.com

Maria do Rosário pede à PGR o impeachment de ministro da Educação

Deputada quer que Milton Ribeiro seja responsabilizado por dizer que crianças com deficiência “atrapalhavam” o aprendizado de outros alunos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Câmara dos Deputados
Maria do Rosário
1 de 1 Maria do Rosário - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A deputada Maria do Rosário ingressou nesta terça-feira (17/8) na Procuradoria-Geral da República (PGR) com um pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Segundo a parlamentar petista, o ministro cometeu crime de responsabilidade ao dizer em uma entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil, que crianças com deficiência “atrapalhavam” o aprendizado de outros alunos e alunas.

“O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela “atrapalhava” – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial,” disse Ribeiro. Na mesma entrevista, o ministro afirmou que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos”.

Maria do Rosário afirma que as declarações “violam diretamente a proteção constitucional ao direito social à educação, assim como os fundamentos do Estado Democrático de Direito, da cidadania e dignidade da pessoa humana”. Ela também alega que Ribeiro demonstrou “preconceito, discriminação e elitismo” com suas falas.

Além do impeachment, a deputada pede que Ribeiro fique inabilitado para ocupar cargos públicos pelos próximos oito anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?