Marco La Porta é eleito novo presidente do COB; ex-atleta será vice
Candidato venceu o atual presidente do COB, que tentava se reeleger sob protestos dos atletas
atualizado
Compartilhar notícia
Marco La Porta foi eleito o novo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Sua vice será Yane Marques, ex-atleta do pentatlo, que foi medalhista de Bronze em Londres.
Eles venceram a chapa encabeçada pelo atual presidente, Paulo Wanderley, que tentava se reeleger, mesmo sob protestos de atletas e organizações esportivas. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (3/10), no Rio de Janeiro, e foi decidida por 30 votos contra 25.
Marco La Porta era vice-presidente de COB e deixou o cargo no início do ano para concorrer à presidência. Já Yane foi escolhida pelos atletas para compor a chapa.
Já Paulo Wanderley registrou a sua chapa nos últimos minutos. Ele sofreu muita resistência porque diversas entidades entenderam que ele tentaria um terceiro mandato, o que é proibido pelo estatuto e o que faria que os repasses federais ao COB pudessem ser suspensos. A lei diz que só recebem o dinheiro aquelas entidades cujo presidente exerça um único mandato com direito a uma única recondução.
Paulo Wanderley afirmava que seu primeiro mandato não contava, porque era tampão. Ele assumiu como presidente após Carlos Arthur Nuzman renunciar ao cargo. A comissão eleitoral do COB concordou com a sua tese e autorizou a sua candidatura.