Marco Aurélio elogia fala de Fux: “À altura do STF”
Presidente do Supremo rebateu ameaças de Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Marco Aurélio Mello, ex-ministro do STF, afirmou nesta quarta-feira (8/9) que Luiz Fux, presidente do Supremo, fez um discurso “à altura” do tribunal. Mais cedo, Fux rebateu as ameaças de Jair Bolsonaro e declarou que o desrespeito a decisões judiciais é crime de responsabilidade.
Decano do Supremo até julho, Marco Aurélio disse também que só há duas alternativas frente a uma decisão da Justiça: o cumprimento ou a apresentação de um recurso. Nesta terça-feira (7/9), Bolsonaro afirmou que não cumprirá decisões do ministro Alexandre de Moraes, e defendeu “enquadrar” o STF.
“Decisão judicial de duas uma: cumpre-se ou impugna-se. O discurso do presidente ministro Luiz Fux foi à altura do Supremo, alfim [enfim] do Judiciário”, afirmou o ex-ministro.
Ao abrir a sessão do plenário do STF, mais cedo, disse Fux:
“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, completando: “Ninguém fechará esta corte”.