Márcio França sinaliza que petista seguirá na presidência do Sebrae
Décio Lima tem tudo para ficar no Sebrae, mas estrutura do Ministério do Empreendedorismo será toda ocupada pelo PSB, o partido de França
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), não pretende trocar a presidência do Sebrae, hoje ocupada pelo petista Décio Lima. Para mudar a diretoria, França precisaria de ao menos onze votos, de um total de quinze, no Conselho Deliberativo do Sebrae.
Décio foi empossado em março, após o PT articular durante dois meses para conquistar os votos no conselho. O movimento foi capitaneado por Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos de Lula e presidente da Fundação Perseu Abramo, e resultou na derrubada do bolsonarista Carlos Melles do comando do Sebrae.
França, no entanto, faz questão de que o Sebrae fique subordinado à pasta que chefiará. O novo ministério deve levar de dez a 15 dias para ficar pronto.
Toda a estrutura do Ministério do Empreendedorismo será ocupada pelo PSB. Dirigentes do partido de França afirmam que a pasta terá uma lista tão enxuta de cargos e de orçamento que não faria sentido outras legendas pleitearem funções.
O partido crê que Milton Coelho assumirá uma das secretarias no ministério. Quadro importante do PSB de Pernambuco e ligado ao prefeito de Recife, João Campos, Coelho chefiava a Secretária da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, que será extinta.