metropoles.com

Marcelo Freixo irá recorrer ao TSE após absolvição de Cláudio Castro

Freixo foi o autor da ação contra Cláudio Castro e aliados pela criação de cargos secretos na Ceperj e na Uerj; governador foi absolvido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Philippe Lima/Governo do Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro PF - Metrópoles
1 de 1 O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro PF - Metrópoles - Foto: Philippe Lima/Governo do Rio de Janeiro

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral após o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ser absolvido nesta quinta-feira (23/5) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O Ministério Público Eleitoral também já anunciou que recorrerá.

Freixo foi o autor da ação contra Castro, seu vice, Thiago Pampolha; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar; e mais seis aliados sobre os cargos secretos da Fundação Ceperj e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Na época da ação, Freixo era o candidato ao governo fluminense contra Castro.

Os advogados de Freixo, primeiro, irão pedir esclarecimentos ao TRE do Rio por não terem levado em conta um dos principais argumentos da ação: a vedação, pelo código eleitoral, da criação de projetos sociais em ano de eleição.

Após os esclarecimentos nos autos, a defesa irá recorrer ao TSE para que o caso seja julgado em segunda instância. Disse Freixo à coluna:

“O Cláudio Castro disse que eu tenho que aprender a perder eleição. Já perdi e ganhei várias. Mas, se o jogo teve dopping, ele deve ser anulado”.

Castro, Pampolha, Bacellar e mais seis políticos do Rio de Janeiro foram absolvidos por quatro votos a três. Votaram a favor da absolvição os desembargadores Kátia Junqueira, Marcelo Granada, Gerardo Carnevale e Fernando Marques de Campos Cabral Filho. Votaram contra os desembargadores Peterson Barroso, relator do caso, Henrique Figueira, presidente do TRE-RJ, e Daniela Bandeira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?