metropoles.com

Mais um round na briga entre Buser e empresas de ônibus

Justiça nega pela 22ª vez tentativa de suspensão de funcionamento da startup

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buser/Divulgação
ônibus
1 de 1 ônibus - Foto: Buser/Divulgação

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) pediu uma liminar para suspender a atuação da “Buser“, startup que busca democratizar e baratear o transporte interurbano no Brasil. O desembargador responsável pelo caso negou a suspensão alegando que a liminar tinha a intenção de formação de oligopólio e impedia o livre mercado. É a 22ª vez que a justiça impede a paralização das atividades da empresa.

O órgão pediu que as empresas de fretamento que atuam por meio da plataforma digital da Buser fossem impedidas de prestar serviço de “fretamento colaborativo” – sistema pelo qual os viajantes dividem a conta final da viagem. A Abrati alegou que a startup e as empresas oferecem, divulgam, intermediam e prestam serviços que entram “em desacordo com a legislação do transporte coletivo rodoviário”.

A Buser está presente em quase todo o território nacional, oferecendo transporte interestadual e intermunicipal. O Sul do Brasil é a única região onde a startup não pode atuar com fretamento entre estados, apenas entre cidades, devido a uma decisão judicial em primeira instância.

A decisão foi no âmbito de uma ação apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Santa Catarina, que entrou com uma liminar em 2019 alegando que o transporte interestadual no modelo da empresa seria considerado como “transporte clandestino”. A ação está aguardando julgamento no Tribunal Regional Federal da 4a Região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?