Madureira a caminho do Guinness Book
A Prefeitura do Rio de Janeiro espera que o bairro da Zona Norte da cidade tenha a maior horta urbana do mundo em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura do Rio de Janeiro espera que Madureira, bairro da Zona Norte da cidade, tenha a maior horta urbana do mundo em 2022. O feito poderá entrar para o Guinness Book, o livro de recordes mundiais.
Atualmente, a maior horta urbana do mundo fica em Paris, com 14 mil metros quadrados. É esperado que o cultivo de Madureira chegue a quase dez vezes mais que a francesa: 110 mil metros quadrados.
As hortaliças serão plantadas em terrenos que pertencem à Prefeitura, às margens da linha de trem do Parque de Madureira, inaugurado na última gestão de Eduardo Paes, em 2012. A iniciativa faz parte do programa Hortas Cariocas, da secretaria de Meio Ambiente do Rio.
O projeto, que tem como objetivo principal gerar renda e segurança alimentar para 50 mil famílias de baixa renda, foi anunciado nesta terça-feira (28/09) por Paes; Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente do Município; e o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
Na entrada da horta será erguido um memorial aos antigos moradores, o Quilombo Agrícola Madureira, como homenagem ao resgate da vocação agrícola histórica do bairro.