metropoles.com

Lula ouve que reforma tributária ampla “só com golpe ou revolução”

Lula escutou a frase, em tom jocoso, ao se reunir com lideranças da Frente Nacional de Prefeitos, que se opõe ao fim da cobrança de ISS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula dá risada ao participar da recondução da diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília
1 de 1 Lula dá risada ao participar da recondução da diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O encontro de Lula com lideranças da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na semana passada, deixou claro ao presidente a dificuldade que o governo terá para conquistar o apoio de determinadas categorias para a reforma tributária.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez uma piada — com um fundo de verdade — durante a conversa com Lula. “Presidente, uma reforma tributária ampla só acontece com golpe ou revolução”, disse Nogueira, líder da FNP, segundo relatos de pessoas que estavam no Planalto.

A Frente representa as cidades com população superior a 80.000 pessoas e rechaça o fim do Imposto Sobre Serviços (ISS), uma das principais fontes de arrecadação para as prefeituras.

Lula fez um aceno aos prefeitos ao prestigiar a recondução da direção da FNP, na tarde desta terça-feira (14/3), em Brasília. Na ocasião, o petista disse que valoriza mais a atuação de “políticos competentes” do que de técnicos.

“Eu prefiro um político competente do que um técnico, porque o político entende um pouco de tudo e, muitas vezes, o técnico não entende de nada”, afirmou o presidente, em discurso na cerimônia.

Em fevereiro, o vice-presidente da FNP, Eduardo Paes, disse que o secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a Reforma Tributária, Bernard Appy, se portava como um “técnico autoritário” ao tratar do fim do ISS.

O governo quer aprovar a reforma tributária no plenário da Câmara dos Deputados entre junho e julho. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a votação no Senado poderá ocorrer entre setembro e outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?