Lula muda o tom e diz que regulação da mídia é tema do Congresso
Petista contrastou com o tom mais incisivo de semanas atrás
atualizado
Compartilhar notícia
Lula mudou de tom ao tratar nesta sexta-feira (8/10) sobre a regulação da mídia, em Brasília, contrastando com o tom mais incisivo de semanas atrás. Hoje, Lula disse que regulação da mídia é um “tema do Congresso”.
“É uma coisa do Congresso Nacional. Fizemos uma proposta em 2009 que foi aprovada com mais 3 mil radialistas. Não sei por que não foi dada a entrada no Congresso. Nem sei se o projeto está atualizado”, afirmou o petista, em Brasília.
E continuou: “O que se propõe é que em algum momento da história do Congresso Nacional é que esse tema pode ser debatido. É um tema do Congresso Nacional”.
A fala representa um passo atrás do petista, que é antigo defensor da regulação da mídia e que afirmou há pouco mais de um mês que o tema seria prioridade, caso ele volte ao Planalto.
Em 23 de agosto, durante visita ao Maranhão, Lula afirmou que não sabia “por que ‘cargas d’água’ não foi colocado no Congresso esse projeto”.
No mesmo dia, Lula afirmou que, caso ganhe as eleições, mandará o projeto ao Congresso e espera que os parlamentares o aprovem. Disse Lula na ocasião:
“Vamos ter um compromisso público de que vamos fazer um novo marco regulatório dos meios de comunicação e espero que os senadores e os deputados entendam que isso é necessário para a democracia. Inclusive vamos discutir com a sociedade uma regulação da internet”.