Lula mostra na Europa que fez lição de casa sobre agenda ambiental
Interlocutores dizem que Lula não tinha nenhum domínio sobre temas ligados à economia verde até a metade deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A preocupação demonstrada por Lula com a questão ambiental durante a viagem à Europa deixou aliados do campo progressista satisfeitos com a rápida evolução do ex-presidente em relação ao tema.
Um dos políticos que dedicou tempo para atualizar Lula sobre questões da área ambiental foi o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Uma das primeiras reuniões feitas por eles ocorreu na metade do ano. Molon confidenciou a pessoas próximas que ficou mais de uma hora falando sobre economia verde com Lula e que o ex-presidente deixou transparecer que não estava a par do tema. Lula passou o encontro praticamente mudo e anotando pontos que julgava importantes.
Hoje, o ex-presidente conta com uma equipe dedicada a construir uma agenda programática na área ambiental.
O ex-presidente preferiu não ir à COP26, mas conseguiu trunfos diplomáticos e midiáticos com a turnê que fez pela Europa. A viagem termina nesta quinta-feira (18/11), na Espanha, e Lula poderá voltar para casa com fotos ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, e do alemão Olaf Scholz, que lidera as negociações para a formação de uma coalizão de governo e, se bem-sucedido, deve substituir a chanceler Angela Merkel. A relação do governo Bolsonaro com os dois países europeus é péssima.