Lula estipula limite para PT lançar candidatos a governador
Para a eleição de 2022, ex-presidente quer priorizar o crescimento das bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado
atualizado
Compartilhar notícia
O PT não deve ter mais do que 10 ou 12 candidatos a governador em 2022. Em conversas com dirigentes estaduais e com o comando nacional da sigla, Lula tem reiterado que o PT precisa se empenhar em construir chapas completas com deputados federais e senadores.
O principal objetivo de Lula é chegar a 2023 com a maior bancada da Câmara. Uma das estratégias do PT será investir em campanhas para convencer o eleitor a priorizar o voto de legenda.
Outra ideia é buscar lideranças femininas, no movimento negro e na comunidade LGBT. O PT entende que pode aproveitar o sucesso que os candidatos do PSOL fizeram nas eleições municipais e atrair os votos de eleitores preocupados com a diversidade e as minorias.
Com relação aos governadores, o partido só entrará nas disputas em que tiver chances de brigar entre os primeiros colocados. Lula acredita que, se for eleito, terá condições de se aliar a governadores de outros partidos ao atender demandas estaduais.
Entre os prováveis candidatos petistas a governador, estão Fernando Haddad, em São Paulo, Jaques Wagner, na Bahia, Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte, Rogério Carvalho, em Sergipe, e Zeca do PT, no Mato Grosso do Sul.