metropoles.com

Lula e Biden defendem democracia e meio ambiente na Casa Branca

Lula e Joe Biden fazem reunião na Casa Branca nesta sexta-feira (10/2); é a quinta visita do petista à sede do governo americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guilherme Amado/Metrópoles
Lula e Joe Biden na Casa Branca
1 de 1 Lula e Joe Biden na Casa Branca - Foto: Guilherme Amado/Metrópoles

Os presidentes Lula e Joe Biden defenderam a democracia e a preservação ambiental ao começo do primeiro encontro dos dois após a posse do brasileiro, no Salão Oval da Casa Branca. O compromisso é o mais importante da agenda que Lula cumpre nesta sexta-feira (10/2) em Washington. Os mandatários elogiaram a resiliência das democracias que presidem e prometeram trabalhar conjuntamente para fortalecê-la. Prevista para durar 15 minutos, a conversa reservada de Lula e Biden levou uma hora, o que surpreendeu ministros dos dois países, que farão uma reunião em seguida com os presidentes.

“O senhor sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele continuava e começava com as fake news, de manhã, de tarde e de noite”, disse Lula a Biden, em referência a Jair Bolsonaro. Biden riu e disse que o tema era familiar após Lula dizer que Bolsonaro “menosprezava as relações internacionais”.

O presidente brasileiro dividiu sua fala inicial em três “problemas” que demandarão atuação conjunta dos dois países: questão climática, combate à desigualdade e nunca mais permitir a reedição de um Capitólio nos EUA ou do 8 de janeiro no Brasil. Em 2021, o Congresso americano foi invadido por trumpistas. Dois anos depois, as sedes dos Três Poderes do Brasil foram invadidas por bolsonaristas.

Lula reafirmou o compromisso brasileiro em zerar o desmatamento até 2030 e voltou a atacar o governo Bolsonaro.

“Nos últimos anos, a Amazônia foi invadida pela irracionalidade política, irracionalidade humana. Tivemos um presidente que mandava desmatar, mandava garimpo entrar nas áreas indígenas, mandava garimpar nas reservas que nós demarcávamos na Amazônia. Assumi o compromisso de que, até 2030, nós vamos chegar ao desmatamento zero”, disse Lula a Biden.

O petista defendeu a tomada de decisões ambientais mais contundentes a nível global. “Se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, a questão climática não vai dar certo”, acrescentando que o Brasil vai “levar muito a sério” a pauta. Lula também disse a Biden que “não temos muito tempo; precisamos tomar atitudes urgentemente” na preservação do meio ambiente.

Lula e Joe Biden na Casa Branca

Quando abordou a desigualdade social, Lula disse que a juventude negra é vítima do Estado.

“Nos Estados Unidos e no Brasil, os jovens negros da periferia são vítimas muitas vezes da incapacidade do Estado. A meu ver, isso na periferia é a ausência do Estado com políticas públicas para garantir sonhos à juventude”.

Biden disse que era uma “honra” receber Lula de volta à Casa Branca. O presidente americano afirmou que Brasil e EUA são “democracias fortes” e que foram “duramente testadas”, mas que “prevaleceram”.

Biden recordou a conversa telefônica que teve com Lula após os ataques do dia 8 de janeiro e manifestou “apoio incondicional dos EUA à democracia brasileira e o respeito à vontade livre do povo brasileiro”. Ele declarou que EUA e Brasil precisam “permanecer juntos, rejeitar a violência política e valorizar as instituições democráticas”.

“O Estado de Direito, a liberdade e a igualdade são valores centrais e pelos quais ambos prezamos. Os nossos valores compartilhados, e os fortes laços entre os nossos povos, fazem com que Brasil e EUA estejam na mesma página, especialmente para enfrentar a mudança climática”, disse Biden.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?