metropoles.com

Lula cogitou afastar Ibaneis Rocha do cargo de governador do DF

Presidente Lula cogitou decretar afastamento de Ibaneis Rocha, governador do DF; medida foi tomada depois por Alexandre de Moraes, do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metropoles
Fotografia colorida de homem de terno
1 de 1 Fotografia colorida de homem de terno - Foto: Igo Estrela/Metropoles

Lula cogitou decretar neste domingo (8/1) o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em meio ao terrorismo de bolsonaristas na capital federal. O presidente, contudo, desistiu da ideia e ordenou apenas a intervenção federal na segurança do DF. Na madrugada desta segunda-feira (9/1), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou Ibaneis do cargo por 90 dias.

Após ouvir diversos interlocutores, Lula foi convencido de que não é possível afirmar categoricamente que Ibaneis foi conivente. A avaliação que prevaleceu foi que o governador pode ter sido enganado por Anderson Torres, secretário de Segurança Pública do DF que foi demitido no mesmo dia. Torres foi ministro da Justiça de Jair Bolsonaro até o mês passado.

Ministros do STF que conversaram com Lula aconselharam o presidente a focar as ações em Anderson Torres, embora achem que Ibaneis foi, no mínimo, omisso.

Quando anunciou a intervenção na segurança do DF, Lula focou as críticas nominalmente na Polícia Militar do DF.

“Houve incompetência, má vontade ou má fé das pessoas que fazem a segurança pública do Distrito Federal. Não é a primeira vez. Vocês veem nas imagens que eles estão guiando as pessoas à Praça dos Três Poderes. No dia da minha diplomação, vocês viram aquele quebra-quebra. Tacavam fogo em ônibus. Os policiais não faziam nada”, disse. Lula fez referência ao último dia 12, quando bolsonaristas já haviam cometido atos terroristas em Brasília. Naquela ocasião, tentaram invadir a sede da Polícia Federal.

No início da noite deste domingo (7/1), depois que bolsonaristas depredaram as sedes dos Três Poderes, o governador gravou um Lula pedindo desculpas a Lula e chamando os atos de “inaceitáveis”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?