Lula chega nesta terça a Recife para discutir vice de João Campos
Na conversa entre Lula e João Campos, prefeito de Recife, haverá três interesses, nem sempre convergentes, sobre a mesa
atualizado
Compartilhar notícia
Lula chega amanhã a Recife e tem uma conversa marcada com o prefeito João Campos, com objetivo de discutir a aliança do PSB com o Partido dos Trabalhadores na cidade. Na conversa, haverá três interesses, nem sempre convergentes, sobre a mesa.
João Campos quer o apoio do PT para consolidar suas chances de vitória ainda no primeiro turno. Já o PT quer a vice de Campos, pleito que anunciou após aprovar o apoio ao prefeito nas eleições de outubro. E Lula, finalmente, quer garantir a vitória de João Campos para não ter o risco de não contar com um palanque forte em 2026 em Pernambuco, com a provável candidatura de Campos ao governo do Estado.
O problema é que João não quer dar a vice ao PT. Seu nome é Victor Marques, que era o seu chefe de gabinete, do PCdoB, o que atrairia a federação de que o PT faz parte. Já o partido de Lula quer Mozart Salles, que foi vereador em Recife e era da Secretaria de Relações Institucionais, trabalhando próximo a Padilha.
Campos tem dito que só vai decidir sobre a vice nas convenções, e oferecerá a Lula mais uma secretaria, além das duas que o PT já tem hoje. Atualmente, o partido de Habitação e Meio Ambiente.
Lula deve topar, e o PT de Pernambuco deverá ser levado a ir pelo mesmo caminho.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Twitter