metropoles.com

Lula ainda patina nas redes sociais na comparação com Bolsonaro

Mesmo com os problemas de Bolsonaro na Justiça, o ex-presidente tem mais engajamento e média de curtidas e de comentários do que Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte/Metrópoles
Montagem colorida mostra Lula e Bolsonaro separados por um X no meio
1 de 1 Montagem colorida mostra Lula e Bolsonaro separados por um X no meio - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

A estratégia de Jair Bolsonaro para as redes sociais continua inabalável, apesar dos diversos problemas que o ex-presidente enfrenta na Justiça. Os perfis de Bolsonaro no Facebook e no Instagram têm (muito) mais engajamento e média de curtidas e de comentários do que as páginas de Lula.

Um levantamento da consultoria Ativaweb, feito entre os dias 18 de fevereiro e 18 de março, mostrou que Bolsonaro tem taxa de engajamento de 1,4%, contra 0,44% de Lula. O engajamento engloba todas as curtidas e os comentários que uma publicação recebe na rede social.

Bolsonaro também apresentou média de 344 mil curtidas e de quase 15 mil comentários nas últimas dez postagens nas plataformas da Meta. Lula, por sua vez, teve média de 52.818 curtidas e de 5.263 comentários.

A título de comparação, a postagem de Lula com melhor desempenho foi um vídeo em que o presidente anuncia o lançamento de 100 institutos federais, de forma informal, enquanto caminha pelo Planalto. Foram 2,7 milhões de visualizações.

Já o melhor post de Bolsonaro foi um vídeo em que uma criança diz torcer para Bolsonaro, ao ser questionada por um médico se preferia o Internacional ou o Grêmio. O vídeo teve 12,5 milhões de visualizações.

Lula, por sinal, apresenta oscilações consideráveis de seguidores nas redes sociais, o que a Ativaweb avalia “como uma possível reação negativa a eventos ou declarações específicas”. Tal condição não foi registrada nas páginas de Bolsonaro, que mantêm crescimento constante de seguidores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?