metropoles.com

Lula não decidiu nem se receberá lista tríplice do MPF, eleita hoje

Procuradores do MPF elegem hoje a lista tríplice de indicações para suceder Augusto Aras, encaminhada a Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula discursa em cerimônia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Nobre do Palácio do Planalto - metrópoles
1 de 1 Presidente Lula discursa em cerimônia de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Nobre do Palácio do Planalto - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Lula ainda não decidiu se vai seguir a lista tríplice que procuradores do Ministério Público Federal (MPF) elegem hoje com a sugestão de nomes da categoria para o cargo de procurador-geral da República, mas o presidente ainda não decidiu sequer se vai receber a relação.

A lista, eleita pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), foi seguida por Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer em seus mandatos. Apenas Jair Bolsonaro, de 2003 para cá, não escolheu o PGR dentre as três opções que lhe foram apresentadas.

Mas, embora não tenha seguido, Bolsonaro recebeu a lista tríplice das mãos do presidente da ANPR. Embora nunca tenha se comprometido em segui-la, o gesto era, segundo interlocutores do então presidente, um sinal de respeito a uma aspiração dos procuradores.

ainda não decidiu como escolherá o sucessor de Augusto Aras. Mas, se de fato não for seguir a lista, conforme já disse, é possível que nem receba a ANPR.

Filiados à ANPR escolhem hoje a lista tríplice. A eleição servirá apenas para definir a ordem dos três inscritos para concorrer: os subprocuradores José Adonis, Luiza Friescheisen e Mario Bonsaglia. A Constituição não obriga o presidente a escolher o PGR pela lista. Os 27 governadores são obrigados a seguir listas estaduais.

Lula , cujo mandato termina em setembro. Mas, se de fato não for seguir a lista, conforme já disse, é possível que nem receba a ANPR.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?