Livro reflete sobre papel e limites do STF na política brasileira
Livro “O Supremo: entre o direito e a política”, do professor do Insper Diego Werneck Arguelhes, será lançado no próximo dia 17
atualizado
Compartilhar notícia
Um livro que será lançado neste mês reflete sobre o papel e os limites do STF na política brasileira, do comportamento de ministros fora dos gabinetes a decisões que causam surpresa. O professor do Insper Diego Werneck Arguelhes se baseou em estudos e análises para a obra.
“O Supremo: entre o direito e a política” mostra como o tribunal e seus onze ministros tornaram-se protagonistas das crises políticas da última década. A análise inclui a reação do STF aos atos golpistas do 8 de janeiro, quando o tribunal foi depredado por extremistas.
Arguelhes usou uma decisão do ministro Alexandre de Moraes daquele mesmo dia que afastou por três meses o governador do DF, Ibaneis Rocha. Além de ter sido uma decisão individual, sem confirmação do plenário, o ministro não foi provocado por outros órgãos ou parlamentares.
“Como em tantos outros episódios que envolveram ministros do Supremo na última década, surgiu a dúvida: ‘Ele pode fazer isso?”, escreveu o autor. Um dos capítulos do livro foi intitulado “Eles podem fazer isso?”.
A obra, publicada pelo selo História Real, da editora Intrínseca, será lançada no próximo dia 17 no Insper, em São Paulo. Na ocasião, o professor fará um bate-papo com a jornalista Maria Cristina Fernandes.