Livro sobre atuação de Rui Barbosa em Haia ganha edição ampliada
O livro “A raiz das coisas – Rui Barbosa: o Brasil no mundo” narra a atuação de Rui Barbosa na Conferência da Paz de Haia, em 1907
atualizado
Compartilhar notícia
A editora Civilização Brasileira revisou e ampliou, em virtude dos cem anos da morte de Rui Barbosa, a obra do diplomata Carlos Henrique Cardim sobre a atuação do intelectual na Conferência da Paz de Haia, em 1907. O livro “A raiz das coisas – Rui Barbosa: o Brasil no mundo” narra como a reunião elevou o patamar da política externa brasileira.
A nova edição traz telegramas trocados entre Barbosa e o Barão de Rio Branco, o patrono da diplomacia brasileira, durante a participação brasileira em Haia.
A Conferência de Haia foi a primeira reunião entre todos os Estados soberanos. Barbosa impressionou a comunidade internacional ao se posicionar contra a proposta dos Estados Unidos de criar uma Corte de Justiça Arbitral Internacional, que, segundo ele, atentaria contra a igualdade entre as nações.
No aniversário da morte de Barbosa, no dia 1º de março, o diplomata Carlos Henrique Cardim participará de sessões solenes no STF e no Senado.