Livro conta histórias da ditadura por arquivos de cinema
Chega às prateleiras no próximo dia 3 o livro “Cinema de Arquivo: Imagens e Memória da Ditadura Militar”
atualizado
Compartilhar notícia
Chega às prateleiras no próximo dia 3 de outubro o livro “Cinema de arquivo: imagens e memória da ditadura militar”, que conta histórias da ditadura militar com base em arquivos de cinema. A obra, da pesquisadora Patrícia Machado, será lançada pela Sagarana Editora.
Além das imagens de cinema, outros meios de pesquisa usados por Machado para contar essas histórias foram acervos públicos e privados, prontuários e documentos políticos.
A obra é apoiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e foi finalizada por Machado em 2016.
Patrícia Machado propõe, além da reflexão sobre questões políticas contemporâneas e a percepção do presente, pensar a construção de memórias fundamentais para fazer frente ao esquecimento do que foi perpetrado pelos ditadores brasileiros de 1964 a 1985.
O evento de lançamento de “Cinema de Arquivo: Imagens e Memória da Ditadura Militar” contará com uma sessão de autógrafos, no dia 3/10, a partir das 18h, no Solar Grandjean de Montigny, na PUC-Rio.