metropoles.com

Lista tríplice para a PGR traria independência, diz Chico Alencar

Esnobada por Jair Bolsonaro e agora por Lula, lista tríplice é positiva, defende deputado

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Lima /Agência Câmara
O líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ)
1 de 1 O líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ) - Foto: Gustavo Lima /Agência Câmara

O deputado Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para defender que o presidente Lula escolha um nome da lista tríplice para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A lista, organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), norteava as indicações nos governos Lula e Dilma, mas foi esnobada por Jair Bolsonaro e, agora, Lula também já indicou que não deve segui-la.

“Isso dá independência ao PGR, que deve sempre existir. Nós vemos que a gestão do Augusto Aras foi marcada por um amparo absurdo ao Governo de plantão”, disse Alencar em discurso na tarde desta terça-feira (26/9).

“Um levantamento mostra que, de 184 decisões de denúncias e iniciativas que atingiram de alguma maneira o Presidente da República e seus filhos com vida pública, o Aras engavetou 95%.”

“Nós não queremos um Procurador-Geral nem que persiga, nem que proteja ninguém. Ele tem que agir com a exação e a coragem de um antigo Procurador, como Claudio Fonteles, por exemplo”, afirmou, se referindo ao PGR do primeiro governo Lula.

Hoje, a lista tríplice virou sinônimo de corporativismo para os petistas, que buscam um PGR leal ao presidente. Lula estuda quem irá indicar para o cargo, mas não recebeu os escolhidos pela ANPR — José Adonis Callou de Araújo Sá, Luiza Frischeisen e Mario Bonsaglia — para conversar até o momento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?