Lira manobra para votar segundo turno da PEC dos Precatórios
Presidente da Câmara, Arthur Lira tenta iniciar votação antes de responder a questionamento do STF
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara, Arthur Lira, fez uma manobra nesta segunda-feira (8/11) para tentar votar em plenário o segundo turno da PEC dos Precatórios antes de dar uma resposta ao STF sobre o caso. Lira incluiu a PEC na pauta da sessão, que começará às 18h desta segunda-feira (8/11).
No fim de semana, a ministra Rosa Weber, do Supremo, determinou que a Câmara prestasse informações, dentro de 24 horas, sobre a aprovação da PEC dos Precatórios. O prazo se esgotaria até a manhã desta terça-feira (9/11).
A votação do primeiro turno da PEC, no último dia 4, foi uma vitória apertada do governo, com apenas cinco votos a mais do que o necessário. Alinhado ao Planalto, Lira atuou para a vitória do governo, lançando mão de uma manobra que permitiu a votação durante viagens parlamentares. A Câmara mantém em sigilo quais deputados conseguiram votar graças a essa brecha.
A PEC dos Precatórios cria uma trava anual para o pagamento de dívidas do governo com pessoas e empresas que ganharam ações na Justiça. Na prática, isso viabiliza um programa social robusto em 2022, ano em que Bolsonaro tentará a reeleição.