metropoles.com

Lira dá sinal verde para Câmara derrubar emenda de Renan no arcabouço

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros levaram as desavenças da política de Alagoas para dentro do Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles
Planalto Renan Lira
1 de 1 Planalto Renan Lira - Foto: Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles

Por determinação de Arthur Lira, a Câmara dos Deputados deverá derrubar a emenda que o senador Renan Calheiros incluiu no arcabouço fiscal. O Senado havia aprovado a sugestão do emedebista de retirar as despesas com ciência e tecnologia das regras fiscais.

Lira e Renan colecionam desavenças na política alagoana e trouxeram a disputa regional para dentro do Congresso.

Não há definição sobre a data de votação do arcabouço na Câmara. A prioridade é aprovar a reforma tributária, cuja apreciação em plenário está marcada para as 18h desta quinta-feira (7/7).

O arcabouço só pode ser votado após o projeto que define novas regras para o funcionamento do Carf. Se não houver tempo hábil até sexta-feira (7/7), a votação do arcabouço ficará para agosto. Lira viajará com a família para o exterior e não votará mais nenhum projeto a partir da próxima semana.

Líderes da base governista dizem esperar um acordo para manter a retirada do Fundeb (fundo para a educação) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do limite fiscal. Os dois pontos vieram do Senado.

O relator do arcabouço na Câmara, Cláudio Cajado, do PP da Bahia, defende a derrubada de todas as alterações feitas pelos senadores no texto, mas diz que acatará a decisão que Lira tomar com o colégio de líderes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?