metropoles.com

Lira atribui ataque a Moraes no Twitter da Câmara a invasão hacker

Perfil oficial da Câmara no Twitter fez publicação chamando Moraes de “ditador” na manhã deste sábado. Lira disse ter havido invasão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metropoles
O presidente da Câmara, Arthur Lira
1 de 1 O presidente da Câmara, Arthur Lira - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse à coluna neste sábado (10/2) que o tuíte do perfil oficial da Casa no Twitter com ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ao presidente Lula foi feito a partir de uma invasão hacker da conta. A publicação já foi apagada.

“A reclamação já havia chegado na comunicação e a informação de lá é que foram hackeados, estão tomando providências”, afirmou Lira à coluna.

O presidente da Câmara não quis fazer mais comentários sobre o assunto e a assessoria de imprensa dele informou que a senha da conta foi alterada pelos administradores.

Em um primeiro momento, ao receber da coluna uma imagem do tuíte, Arthur Lira perguntou se a publicação estava de fato na página da Câmara ou se poderia ser uma imagem adulterada. Ao ouvir que o tuíte era verdadeiro e seguia no ar, Lira disse que buscaria informações com o deputado Jilmar Tatto, do PT de São Paulo, secretário de Comunicação da Câmara.

A publicação, que foi veiculada às 11h09, chamou Moraes de “ditador” e atacou também o presidente Lula. O tuíte foi apagado cerca de 15 minutos depois.

“O DITADOR Alexandre de Moraes destrói a democracia. Estão planejando um golpe de Estado orquestrado pelo Alexandre e por @LulaOficial. Serei caçado, mas estou lutando contra”, disse o tuíte, que marcou os perfis do ex-presidente Jair Bolsonaro, do vereador Carlos Bolsonaro, do pastor Silas Malafaia e do influenciador Monark.

Perfil da Câmara publicou ataque ao ministro do STF Alexandre de Moraes
Perfil da Câmara publicou ataque ao ministro do STF Alexandre de Moraes

Leia a nota enviada pela Câmara sobre o episódio:

“A conta oficial da Câmara dos Deputados no X foi hackeada na manhã deste sábado, 10, e postada uma mensagem injuriosa.

Menos de 15 minutos depois, o texto foi apagado e imediatamente trocada a senha de acesso para que novos ataques cibernéticos não sejam realizados.

As autoridades policiais e medidas de segurança foram acionadas. A Câmara dos Deputados também fará uma investigação interna.

Estamos empenhados na melhoria contínua dos nossos processos de segurança para evitar que novos episódios como esse voltem a ocorrer”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?