Lideranças indígenas de Roraima pedem socorro a deputados
Nas últimas duas semanas, a Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi alvo de operações protagonizadas pelas forças policiais de Roraima
atualizado
Compartilhar notícia
Lideranças da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, entregaram, no último sábado (27/11), uma carta com um pedido de socorro aos deputados da Frente Parlamentar Indígena. Nas últimas duas semanas, a área foi alvo de operações protagonizadas pelas forças policiais do estado e os povos temem novos ataques.
Na carta-denúncia, que foi entregue à deputada federal Joenia Wapichana, da Rede de Roraima, os indígenas relataram abusos e violências cometidos pelos militares. Segundo eles, houve invasões de casas, arrombamentos de escola e disparos de balas de borrachas contra a população do local.
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) informou que doze indígenas ficaram feridos durante a operação, que ocorreu nesta quarta-feira (01/10). Segundo a denúncia, os policiais atiraram bombas de gás lacrimogêneo, usaram spray de pimenta e balas de borracha contra os moradores da comunidade.
No pedido de socorro, as lideranças indígenas apontaram 17 recomendações a serem seguidas pelo governo federal nas áreas de proteção aos direitos humanos dos povos indígenas e reafirmaram o posicionamento contrários ao Marco Temporal, projeto de lei que tramita no Congresso e que altera a política de demarcação de terras no Brasil.