metropoles.com

Lideranças do PT dizem que operação contra França não afeta negociação

Petistas prestaram solidariedade ao ex-governador Márcio França, do PSB, alvo de uma operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (5/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Márcio França debate candidatos prefeitura eleicoes sp 202019
1 de 1 Márcio França debate candidatos prefeitura eleicoes sp 202019 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A operação conduzida pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (5/1) contra o ex-governador Márcio França não irá atrapalhar as negociações entre PT e PSB em São Paulo, segundo a avaliação de lideranças petistas.

O enrosco em São Paulo continuará sendo a insistência do PT em lançar Fernando Haddad à disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. O PSB diz que o apoio à candidatura de França será uma das contrapartidas para transformar Geraldo Alckmin no vice da chapa presidencial de Lula.

No PT, o entendimento é de que a operação contra França tem contornos políticos. “Essa operação foi espalhafatosa e tem o DNA da Lava Jato. O crime está sendo investigado três anos depois, em época de eleição. Ela não muda nada para nós”, disse o deputado Paulo Teixeira, secretário-geral do partido.

O deputado Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, afirmou que França foi vítima de uma operação semelhante à que teve o presidenciável Ciro Gomes como alvo em dezembro. “São tentativas de reeditar a Lava Jato, com um viés político”, disse. ” Estamos lutando contra esse Estado policialesco.”

A cúpula do PT se manifestou da mesma forma. Assim como fez no caso de Ciro Gomes, o ex-presidente Lula prestou solidariedade a França com uma postagem nas redes sociais.

França é investigado por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. A apuração tem como alvo um suposto esquema de desvio de recursos da área da saúde. O ex-governador negou ter cometido irregularidades e disse que a operação configura um “abuso de poder político”.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?