Líder da sigla de Bolsonaro vê duas opções para a crise do combustível
Deputado que lidera o PL na Câmara dos Deputados avalia os dois cenários aventados pelo governo
atualizado
Compartilhar notícia
![qqqq](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2022/05/23192822/qqqq.jpg)
Líder do PL, partido de Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes vislumbra duas possibilidades para que o governo consiga contornar a crise dos combustíveis.
Uma das alternativas é o projeto de lei que propõe a desoneração de tarifas de energia, telecomunicações e transportes. Essa medida proporcionaria a redução do preço pago nos postos de gasolina pelo país.
A outra possibilidade não passa necessariamente pela diminuição do valor, mas pela concessão de um auxílio-combustível, nos moldes do já aprovado auxílio-gás, que contemplaria parcela da população, como caminhoneiros, motoristas de aplicativo e pessoas de baixa renda.
“São essas as principais propostas sobre as quais o governo, em conjunto com os parlamentares, tem se debruçado e estudado. Em relação ao auxílio-combustível, há duas formas de tramitação no Congresso: uma é votar uma nova PEC; a outra é fazer um complemento à lei do auxílio-gás, que poderia dar mais agilidade”, diz Altineu Côrtes.
O governo e seus aliados avaliam que baixar o preço dos combustíveis é essencial para o projeto de reeleição do presidente.