Líder da sigla de Bolsonaro vê duas opções para a crise do combustível
Deputado que lidera o PL na Câmara dos Deputados avalia os dois cenários aventados pelo governo
atualizado
Compartilhar notícia
Líder do PL, partido de Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes vislumbra duas possibilidades para que o governo consiga contornar a crise dos combustíveis.
Uma das alternativas é o projeto de lei que propõe a desoneração de tarifas de energia, telecomunicações e transportes. Essa medida proporcionaria a redução do preço pago nos postos de gasolina pelo país.
A outra possibilidade não passa necessariamente pela diminuição do valor, mas pela concessão de um auxílio-combustível, nos moldes do já aprovado auxílio-gás, que contemplaria parcela da população, como caminhoneiros, motoristas de aplicativo e pessoas de baixa renda.
“São essas as principais propostas sobre as quais o governo, em conjunto com os parlamentares, tem se debruçado e estudado. Em relação ao auxílio-combustível, há duas formas de tramitação no Congresso: uma é votar uma nova PEC; a outra é fazer um complemento à lei do auxílio-gás, que poderia dar mais agilidade”, diz Altineu Côrtes.
O governo e seus aliados avaliam que baixar o preço dos combustíveis é essencial para o projeto de reeleição do presidente.