metropoles.com

Líder da bancada ruralista propõe extinção do Desenvolvimento Agrário

Pedro Lupion, presidente da FPA, apresentou emenda propondo retorno do Ministério da Agricultura para a estrutura de antes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
lupion (1) (1) (1) (1)
1 de 1 lupion (1) (1) (1) (1) - Foto: null

O deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), propôs no Congresso Nacional a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sob gestão do petista Paulo Teixeira.

A proposta está em uma sugestão de emenda feita por ele à medida provisória que criou a estrutural ministerial do governo Lula. A MP será analisada pelo Congresso, onde deve sofrer alterações.

A bancada ruralista vem se queixando de alterações feitas pelo governo Lula, que teriam, na visão dos deputados, esvaziado a importância do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Uma delas é o fato de o Cadastro Ambiental Rural (CAR), antes no MAPA, estar hoje sob tutela do Meio Ambiente. Já no MDA, foram parar a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Com a emenda sugerida por Lupion, deputado do PP do Paraná, o MAPA voltaria a ter a mesma estrutura de 2022, com a Conab em seu guarda-chuva. Essa reestruturação acarretaria também o fim do Ministério da Pesca, hoje controlado pelo PSD.

“O objetivo das emendas e da FPA é reestruturar o Ministério da Agricultura e fortalecer o Ministério da Agricultura. Como vai ficar no final, nós não temos como saber”, diz Lupion à coluna.

“Vai depender das negociações na comissão especial que vai tratar da medida provisória e das votações finais. Mas o objetivo final é devolver a Conab ao Ministério da Agricultura.”

A justificativa da emenda diz que “a estruturação do Mapa tal como foi feita em 2019, frisa-se, sem grandes alterações do que já existia, possibilitou um trabalho eficiente e coordenado a fim de cumprir adequadamente a missão do órgão ministerial”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?