metropoles.com

LFF discute solução para liga unificada

Dois grupos buscam criar liga única do futebol profissional no país; Libra e LFF negociam modelo econômico para novo cenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Flamengo e Botafogo
1 de 1 Flamengo e Botafogo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

As negociações entre dois blocos de times para a criação de uma liga única do futebol no país terão mais um capítulo nos próximos dias. A Liga Forte Futebol (LFF) vai propor à Liga do Futebol Brasileiro (Libra) uma alternativa para que Flamengo e Corinthians, os dois maiores clubes do país, tenham a garantia de um valor mínimo de arrecadação no novo modelo.

As mudanças valeriam para 2025, quando vencem os direitos de transmissão da Globo sobre o Campeonato Brasileiro. Os clubes buscam fundar uma Liga do Brasileirão para esse novo cenário, que seria bancada por investidores.

Flamengo e Corinthians compõem a Libra, ao lado de times como São Paulo, Palmeiras e Vasco. Como a arrecadação desse grupo com a transmissão de jogos é muito alta, a Libra teme um impacto muito grande de receita para esses times. Até agora, a diferença entre a maior e a menor arrecadação proposta pela Libra é grande, visando a manter a situação financeira dos gigantes.

A LFF, por outro lado, defende que a distribuição de dinheiro seja mais igualitária, ou seja, que a diferença entre a maior e a menor arrecadação seja mais suave. O grupo reúne nomes com orçamentos menores, a exemplo de Atlético-MG, Internacional e Fluminense.

A LFF vai sugerir que os clubes da Libra compartilhem o risco de uma garantia mínima de arrecadação na TV para Flamengo e Corinthians. Isso aconteceria durante um período de transição, nos primeiros cinco anos do formato: de 2025 a 2029. Se o desenho for confirmado, os dois maiores clubes do país teriam a garantia de um valor mínimo de receita, evitando a queda de receita.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?