metropoles.com

Lewandowski terá reunião com integrantes da bancada evangélica

Encontro de Lewandowski com a bancada evangélica tem objetivo de explicar recomendação que veda o proselitismo religioso nas prisões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
inistro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante coletiva de imprensa sobre as ações do ministério em relação à fuga de dois detentos do Presídio Federal de Mossoró 2
1 de 1 inistro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante coletiva de imprensa sobre as ações do ministério em relação à fuga de dois detentos do Presídio Federal de Mossoró 2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, terá uma reunião nesta terça-feira (7/5) com deputados e senadores da bancada evangélica do Congresso Nacional. O encontro foi marcado para explicar aos parlamentares a recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que em abril vedou o proselitismo religioso – tentativa de conversão – dentro dos presídios.

O presidente da Comissão de Segurança da Câmara, Alberto Fraga, disse que o presidente da bancada evangélica, Eli Borges, do PL do Tocantins, pediu que dez deputados e três senadores fossem ao encontro de Lewandowski. Por esse motivo, a comissão deixou de votar a convocação do presidente do CNPCP, Douglas Martins, para explicar a recomendação.

Como mostrou a coluna, a bancada evangélica reagiu à resolução do CNPCP que recomendou que as autoridades do sistema prisional assegurem que não aconteça “proselitismo religioso” de qualquer crença. A norma veda a tentativa de conversão de detento a uma religião diferente da que ele professa.

Parlamentares da frente evangélica debateram, inclusive, a publicação de uma nota contra a recomendação acusando o Ministério da Justiça de perseguição religiosa.

O Ministério da Justiça, por sua vez, nega que exista uma proibição de conversão religiosa. A pasta afirma que a recomendação tem como premissas “a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, o livre exercício de cultos religiosos e a prestação de assistência religiosa nos espaços de privação de liberdade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?