Lewandowski quer dar prioridade e linha mais dura à segurança pública
Perto de assumir o Ministério da Justiça, Ricardo Lewandowski quer endurecer a política de segurança pública do governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Ricardo Lewandowski, o ministro virtual da Justiça (deve ser nomeado hoje), considera a segurança pública a área-chave da pasta que assumirá nos próximos dias.
Nas conversas que vem tendo com Lula, o ex-ministro do Supremo disse concordar com quem alertou Lula sobre focar no combate à crise de segurança pública.
Lewandowski entende que precisa haver um endurecimento na política de segurança pública, na linha que vem sendo adotada por Flávio Dino.
O ex-ministro quer manter a boa interlocução com as polícias estaduais, com investimento e trabalho conjunto, e concorda com a leitura de que a solução do problema passa por encarar as lacunas do sistema penitenciário.
A linha adotada por Flávio Dino criou arestas com setores do Partido dos Trabalhadores, do PSol e com cientistas sociais especializados no estudo da segurança pública, que acusaram o atual ministro de fechar os olhos para os problemas das polícias em nome de uma boa relação com as corporações.
Em sua defesa, Dino diz que precisa conquistar o apoio das polícias para tirar do papel a política de segurança.