metropoles.com

Lewandowski aprova norma que muda processo de migração de crianças

Parecer emitido pela AGU e aprovado por Lewandowski permite que crianças migrem para o Brasil com a autorização de apenas um genitor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher segurando uma criança no aeroporto
1 de 1 mulher segurando uma criança no aeroporto - Foto: Getty Images

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, aprovou, nesta quinta-feira (6/6), um parecer da Advocacia-Geral da União que muda as regras vigentes da migração de crianças e adolescentes para o Brasil.

O novo parecer da AGU, emitido dia 12 de abril deste ano e aprovado por Lewandowski, decidiu que crianças e adolescentes não precisam, necessariamente, da autorização dos dois genitores para migrarem temporariamente ou permanentemente para o Brasil.

A norma que estava vigente, estabelecida em 2018, durante o governo de Michel Temer, determinava que crianças e adolescentes só poderiam entrar no Brasil, para residência temporária ou permanente, com a permissão dos dois genitores. Casos de exceção, como óbito ou abandono parental de um dos lados, deveriam ser autorizados pela Justiça.

A Polícia Federal e o Departamento de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça pediram, no início de 2024, a revisão do parecer de 2018. A PF alegou que a norma “representava um obstáculo ao exercício de direitos da infância e da juventude” em casos de crianças abandonadas nas fronteiras ou que fogem de crises humanitárias de seus países com apenas um de seus genitores.

A AGU afirmou que o parecer de 2018 “não considerou a possibilidade de situações comuns”, como a existência de arranjos familiares monoparentais ou situações de impossibilidade de manifestação de consentimento por um dos genitores devido a conflitos armados, crises humanitárias ou desastres climáticos.

O órgão, portanto, se manifestou a favor da migração de menores de idade com a autorização apenas de um dos pais ou de um parente legalmente responsável. Aprovado por Lewandowski, o parecer será enviado ao setor de migrações da Polícia Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?