metropoles.com

Leniências: empreiteiras terão de abrir contas para renegociar acordos

Empreiteiras terão até o próximo dia 22 para apresentar documentos à Controladoria-Geral da União; dívidas somam R$ 11,7 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasil
Antiga sede da Odebrecht, em São Paulo
1 de 1 Antiga sede da Odebrecht, em São Paulo - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As empreiteiras que firmaram acordos de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) na Lava Jato precisarão abrir suas contas para demonstrar ao governo que estão em dificuldades financeiras e conseguir renegociar multas. Com dívidas de R$ 11,7 bilhões em multas, as empresas têm até o próximo dia 22 para apresentar os documentos à CGU, que avalia mudar as condições de pagamento, sem reduzir o valor devido.

Sete empreiteiras participaram de uma reunião com o ministro da CGU, Vinicius Carvalho, na última terça-feira (12/3). O encontro aconteceu depois que o ministro do STF André Mendonça ordenou que as empresas renegociassem os acordos em até dois meses. Por meio dos partidos PSol, PCdoB e Solidariedade, as companhias acionaram o Supremo para suspender as multas da Lava Jato.

A CGU não pretende reduzir o valor devido pelas empresas antes de uma decisão do STF. Até lá, vai analisar caso a caso a renegociação de cada empresa. Para comprovar que estão com dificuldades financeiras, as firmas terão de apresentar documentos detalhados de suas contas, a exemplo de balanços fiscais. Entre as possibilidades estão o uso de tributos federais para abater a dívida, além do alongamento das parcelas da multa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?