metropoles.com

Lei da Ficha Limpa pode impedir Daniel Silveira de trabalhar no Senado

É exigência do Senado que os servidores se encaixem na Lei da Ficha Limpa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)
1 de 1 Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado condenado pelo Supremo Tribunal Federal Daniel Silveira pode não conseguir assumir o cargo de chefe de gabinete do senador eleito Magno Malta devido à decisão do STF. É exigência do Senado que os servidores se encaixem na Lei da Ficha Limpa.

A regra foi aprovada em 2013, por uma proposta de emenda à Constituição que passou a proibir a nomeação como servidores efetivos, em cargos comissionados ou em funções de confiança de pessoas em situação de inelegibilidade por crimes previstos na Lei da Ficha Limpa.

Como informou a coluna, Malta convidou Silveira para chefiar seu gabinete. Nesta quinta-feira (8/12), a equipe do deputado confirmou que ele aceitou a proposta e não mencionou a regra do Senado sobre os servidores terem ficha limpa.

Silveira recebeu o perdão presidencial de Jair Bolsonaro após a condenação do STF por ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. O deputado e sua defesa alegam que o perdão anula, além da condenação, todas as penas secundárias, logo, a inelegibilidade e outras. Ministros do STF já sinalizaram que votarão de maneira diferente.

Questionado se Silveira poderá assumir o cargo no gabinete de Malta mesmo com a condenação do STF, o Senado Federal disse que “não tem como manifestar-se quanto a um ato ainda não realizado”.

“A escolha de assessores parlamentares é responsabilidade do titular do mandato e o Senado Federal observa as normas legais vigentes”, disse em nota enviada à coluna.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?