Kim Kataguiri tem mais uma derrota na Justiça contra Jean Wyllys
Wyllys chamou Kim Kataguiri de “nazista” após declaração a podcast; Kataguiri também perdeu decisão contra manicure
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Kim Kataguiri, do União Brasil de São Paulo, teve mais uma derrota na Justiça contra o ex-deputado Jean Wyllys, do PT. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e foi assinada no último dia 25.
No início do ano passado, Wyllys chamou Kataguiri de “nazista”. Naquela época, o deputado havia dito em um podcast que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.
Em junho, o TJDFT concordou com Kataguiri e ordenou que Wyllys o indenizasse em R$ 5 mil. A decisão foi revertida, contudo, em outubro. Agora, em janeiro de 2023, o tribunal rejeitou um recurso do deputado que levaria o caso ao Supremo Tribunal Federal.
Em outro processo, Kataguiri acionou o TJDFT contra a manicure Flavia Maynarte, que o chamou de “idiota nazista”. Na última quarta-feira (15/2), o tribunal reafirmou que os comentários foram legítimos e seguiu o argumento da defesa, apresentado pelo escritório Flora, Matheus & Mangabeira Sociedade de Advogados nos dois processos.
“Sua intenção era de criticar determinado posicionamento político esposado em entrevista divulgada em podcast, limitando-se a questionar acerca de sua vida pública”, escreveu a relatora do caso, juíza Marilia de Avila. A decisão foi unânime, com votos favoráveis das juízas Silvana da Silva e Giselle Rocha.