metropoles.com

Bia Kicis pratica o que Comissão sob sua presidência quer criminalizar

Bia Kicis terá de pautar projeto que criminaliza o “camcording”, mas filmou trechos do documentário “Nem tudo se desfaz” no cinema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Deputada federal Bia Kicis
1 de 1 Deputada federal Bia Kicis - Foto: Divulgação

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a deputada Bia Kicis gravou trechos de um filme bolsonarista dentro do cinema na última terça-feira (19/10), uma prática cuja criminalização está em análise pela comissão. Kicis gravou e compartilhou nas redes sociais cerca de 2 minutos e meio do documentário “Nem tudo se desfaz”, que conta a ascensão de Jair Bolsonaro e foi lançado em Brasília na última semana com bolsonaristas.

Na última quarta-feira (20/10), dia seguinte à estreia do filme em Brasília, quando Kicis filmou trechos da obra, a deputada tinha em sua pauta na CCJ o projeto que criminaliza o “camcording”, ou a gravação de filmes dentro de salas de cinema. A proposta, apresentada em 2019 pelo também bolsonarista Felipe Francischini, não foi analisada. Ficou para a próxima sessão, na semana que vem.

Segundo o texto, seria proibido gravar cópia, mesmo que parcial, de um filme dentro de salas de cinema. Também vetaria a reprodução ao público pela internet. Essas mudanças seriam acrescentadas ao artigo sobre direitos autorais no Código Penal.

Kicis divulgou a seus seguidores dois vídeos: em um, o documentário mostra a força de memes da direita na popularidade de Jair Bolsonaro em 2018. No outro, a própria deputada dá um depoimento sobre como Bolsonaro conheceu o ministro Paulo Guedes.

Nesta sexta-feira (22/10), a dupla convocou um pronunciamento para garantir que, a despeito de uma debandada na equipe econômica, Guedes segue ministro.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?