metropoles.com

Justiça nega prisão de suspeito de desmatamento químico no Pantanal

O fazendeiro Claudecy Oliveira Lemes é suspeito de ter feito desmate químico em 80 mil hectares do Pantanal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Figueiroa, diretor do SOS Pantanal
Foto colorida de área destruída pelo fogo no Pantanal - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de área destruída pelo fogo no Pantanal - Metrópoles - Foto: Gustavo Figueiroa, diretor do SOS Pantanal

A Justiça do Mato Grosso negou na quarta-feira (17/4) a prisão do fazendeiro Claudecy Oliveira Lemes, suspeito de ter feito desmate químico no Pantanal para plantar capim e fazer pasto para gado. O caso foi revelado pelo Fantástico no último domingo (14/4).

Na decisão, o juiz João Francisco Campos escreveu que a aplicação de medidas cautelares, no lugar da prisão do fazendeiro, seria “adequada para atingir os pretensos fins” da investigação. O juiz determinou a suspensão das atividades econômicas nas fazendas de Lemes, proibiu que o fazendeiro tenha contato com testemunhas e que se ausente de Barão de Melgaço (MT), cidade onde mora.

Apesar de ter concordado com a investigação feita pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Mato Grosso, o juiz alegou que “a prisão preventiva é medida de extrema exceção” e não se aplica a este caso.

Claudecy Oliveira Lemes tem 11 fazendas no município de Barão de Melgaço e é suspeito de desmatar parte do Pantanal para plantar capim e fazer pasto para boi. O fazendeiro desmatou, segundo as investigações, 80 mil hectares do Pantanal. A área equivale ao tamanho da cidade de Campinas (SP).

Para conseguir transformar a área em pastagem, o fazendeiro fez despejou herbicidas, ao longo de três anos, com uso de aeronaves, segundo as investigações. As notas fiscais apreendidas pela Polícia Civil revelam que, só com a compra de agrotóxicos, ele gastou R$ 25 milhões. Lemes nega o uso de agrotóxicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?