metropoles.com

Justiça nega pedido para retirar outdoor que criticou deputada bolsonarista

O juiz responsável pela decisão disse que a deputada está sujeita às críticas do eleitorado contrário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2021-08-06 at 8.47.24 PM
1 de 1 WhatsApp Image 2021-08-06 at 8.47.24 PM - Foto: null

A Justiça de Minas Gerais negou um pedido da deputada Greyce Elias, do Avante de Minas Gerais, para retirar um outdoor de sindicatos que critica a parlamentar por ser favorável à reforma administrativa. A decisão foi assinada no último dia 14 pelo desembargador José Marcos Rodrigues Vieira.

Cerca de 20 sindicatos bancaram um outdoor em Patrocínio (MG), cidade a 400 quilômetros de Belo Horizonte, que dizia que a deputada havia votado pela aprovação da reforma administrativa e era “inimiga do povo”. “Votou pela reforma administrativa que destrói as creches, o seu posto de saúde, o SUS e as escolas. Em 2022 não vote nela!”, seguia o anúncio.

No fim de maio, a empresária em seu primeiro mandato na Câmara votou a favor da reforma do governo Bolsonaro que mira o funcionalismo público. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e segue tramitando na Casa.

A deputada pediu à Justiça que mandasse retirar o outdoor imediatamente e processou três dos sindicatos do anúncio, além da empresa de outdoors. Teve o pleito negado duas vezes.

Na decisão mais recente, no último dia 14, o desembargador Vieira afirmou que cabe à parlamentar “esclarecer sua posição, não podendo, entretanto, negar o direito de oposição”. “A deputada está, sim, sujeita às críticas do eleitorado contrário à reforma referida, assim como poderia ser ovacionada por seus simpatizantes”, emendou o magistrado.

Vieira afirmou que a intenção dos sindicatos pode ter sido “potencializada”, mas buscava divulgar insatisfação com a postura da deputada. “Só se combate uma ideia com outra ideia. É, pelo contrário, antidemocrático pretender-se suprimir o direito legítimo de crítica”, seguiu o desembargador.

A decisão beneficiou a PatusDoor, companhia do outdoor, e os sindicatos Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH); Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes); Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinai); e Seção Sindical dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (SindCefet-MG).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?