metropoles.com

Justiça mantém corte de salários de grevistas na EBC

Sindicato questionou na Justiça corte de salários de funcionários grevistas na Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
imagem colorida com símbolo da EBC
1 de 1 imagem colorida com símbolo da EBC - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Justiça do Trabalho negou nesta sexta-feira (18/10) um pedido para derrubar o corte de salários de servidores grevistas na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em mobilização de greve desde o mês passado, os funcionários alegam que a estatal pretende diminuir salários com o novo plano de carreiras.

A ação foi movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF. A juíza Thais Bernardes marcou uma audiência para 11 de dezembro entre a entidade e a EBC. Com a decisão, os funcionários grevistas seguirão com os salários descontados.

Segundo os servidores, o novo plano de carreiras da EBC pretende reduzir em 12% a remuneração dos funcionários, além de burlar regras trabalhistas. A EBC negou e alegou que o plano busca “fortalecer a comunicação pública” e oferecer um aumento de 50% no piso salarial a metade de seus funcionários.

(Atualização às 19h14 de 18 de outubro de 2024: Em nota, o Sindicato de Jornalistas do DF afirmou que vai recorrer da decisão judicial. “O sindicato considera contraditório, em um governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-metalúrgico e ex-dirigente sindical, que a direção da empresa pública persiga jornalistas que lutam por seus direitos. A assessoria jurídica da entidade ainda não foi notificada da decisão, mas recorrerá prontamente na Justiça”.)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?