metropoles.com

Justiça endossa limitação de companhia aérea a comércio de milhas

TJRJ avalizou regras da Azul; mercado paralelo de milhas aéreas foi estimulado por empresas como 123Milhas, que cancelou passagens

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Avião pousa do aeroporto internacional jk em brasília - Metrópoles
1 de 1 Avião pousa do aeroporto internacional jk em brasília - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) endossou regras da Azul que impedem o comércio de milhas aéreas. A decisão, assinada no mês passado, rejeitou o pedido de uma passageira que alegou ser prejudicada pelas limitações da companhia aérea.

Desde 2020, o regulamento da Azul passou a prever que o detentor de milhas pode emitir passagens para, no máximo, cinco pessoas cadastradas. O juizado especial considerou a regra “razoável” e rejeitou mudar a norma ou ordenar uma indenização por danos morais à consumidora.

Empresas aéreas restringem o número de pessoas que podem receber passagens emitidas com pontos pelos beneficiários do programa de milhagem. Essa limitação busca esvaziar o mercado paralelo de milhas, abastecido não só por voos, mas por clubes de vantagem de lojas on-line e de cartão de crédito.

Esse mercado paralelo foi estimulado por empresas como a 123Milhas, que na última sexta-feira (18) suspendeu a emissão de passagens promocionais, afetando viagens marcadas entre setembro e dezembro deste ano. A reviravolta fez com que o Ministério da Justiça abrisse investigação sobre o caso. Na quarta-feira (23/8), a CPI das Pirâmides Financeiras, na Câmara, aprovou a quebra de sigilo fiscal da empresa, e também colherá depoimentos dos donos da 123Milhas.

Recentemente, a Justiça do Distrito Federal já havia proibido a penhora de milhas aéreas no pagamento de dívidas, em mais um enfraquecimento do mercado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?