metropoles.com

Justiça de São Paulo multa advogado de golpistas por “má-fé”

Claudio Luis Caivano defende três golpistas que se tornaram réus por crimes no 8 de Janeiro; advogado já foi condenado por xenofobia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
O advogado Claudio Luis Caivano em foto posada ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 O advogado Claudio Luis Caivano em foto posada ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Instagram

O advogado bolsonarista Claudio Luis Caivano, que defende três golpistas réus por crimes no 8 de Janeiro, foi multado por “má-fé” na última quinta-feira (21/9) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Caivano moveu um processo contra o Google pela terceira vez no tribunal, sem sucesso.

Em julho, Caivano acionou o TJSP alegando que o YouTube removeu indevidamente um vídeo do seu canal. Segundo a plataforma, o bolsonarista propagou desinformação sobre a Covid-19, o que ele nega.

No último dia 21, o juiz Mario Chuvite Junior apontou litigância de má-fé e afirmou que este era o terceiro processo idêntico de Caivano tramitando no TJSP, ou seja, um tumulto processual. “Salta aos olhos”, escreveu o magistrado, completando: “Revelando-se temerária tal prática autoral, que atenta contra a regularidade processual e o respeito que se deve ter com as decisões judiciais e a ordem legal”.

Procurado, Caivano não comentou.

O bolsonarista defende Renata Maria da Cruz, Marcela Tatiane de Oliveira Santos e Gerson Luiz dos Santos, presos no 8 de janeiro. Os três se tornaram réus em maio por incitação ao crime e associação criminosa.

Em 10 de janeiro, Caivano foi visitar golpistas na prisão sustentando que “estamos vivendo num estado de exceção”. A declaração foi dada durante uma live do senador Marcos do Val, que depois passaria a ser investigado por tentativa de golpe e organização criminosa.

O advogado também foi condenado por proferir xingamentos xenofóbicos contra o zelador do prédio em que morava. Caivano ameaçou o idoso, disse que sabia usar armas de fogo e o chamou de “cabeça chata” e “nordestino”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?