metropoles.com

Justiça condena suplente e aliado de Alcolumbre por crime ambiental

Suplente do senador Davi Alcolumbre e seu aliado, hoje prefeito de Tartarugalzinho, foram condenados por desmatamento ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Breno Cerqueira Pinto, suplente de Alcolumbre, ao lado do senador Davi Alcolumbre
1 de 1 Breno Cerqueira Pinto, suplente de Alcolumbre, ao lado do senador Davi Alcolumbre - Foto: Reprodução

A Justiça Federal do Amapá condenou, em decisão desta quarta-feira (30/8), o suplente e um prefeito aliado do senador Davi Alcolumbre pelo crime de desmatamento ilegal de 83 hectares, equivalente a 77 campos de futebol.

Os condenados são Breno Cerqueira Alves Pinto, suplente do senador, e o atual prefeito de Tartarugalzinho (AP), Bruno Manoel Rezende.

A empresa de Alves Pinto, LB Construções Ltda., foi contratada em 2010 pelo governo do Amapá para uma obra em uma rodovia e, na execução da obra, depredou a vegetação em uma unidade de conservação. À época, Rezende, conhecido como Bruno Mineiro, era secretário de Transportes do Amapá.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) verificou o desmatamento em fiscalizações no local e multou os envolvidos. Depois isso, porém, a obra continuou.

Alves Pinto foi condenado por ter desmatado ilegalmente e Rezende, por ter permitido a continuidade da obra sem as licenças devidas. Como a pena dos crimes é baixa, nenhum dos dois deve ser preso. Eles foram condenados ao pagamento de multas e prestação de serviços à comunidade.

A decisão determina que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seja comunicado para fins de suspender os direitos políticos dos condenados, o que significa que o suplente de Alcolumbre, por ter cometido crime, pode perder o direito a assumir o cargo do senador do União Brasil do Amapá.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?