metropoles.com

Justiça autoriza quebra de dados de fake atribuído a VP do Flamengo

Um perfil fake no Twitter era usado para atacar o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello; conta é atribuída a VP do clube

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Flamengo
Rodrigo Dunshee com uniforme do Flamengo e medalha
1 de 1 Rodrigo Dunshee com uniforme do Flamengo e medalha - Foto: Reprodução/Flamengo

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou, em fevereiro deste ano, a quebra de dados do perfil fake do Twitter atribuído ao vice-presidente jurídico do Flamengo e pré-candidato à presidência do clube, Rodrigo Dunshee. O perfil, conforme revelou a coluna em maio de 2023, era usado para atacar o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello.

Dunshee é o nome do atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, para assumir a presidência do clube no próximo ano. As eleições acontecem em dezembro de 2024.

O MP fluminense pediu à Justiça do Rio de Janeiro a quebra dos dados de endereço IP, acessos e número do telefone em que o perfil era acessado para chegar na pessoa que controlava a conta. A Justiça autorizou e o caso retornou à Polícia Civil para a continuação das investigações.

Em maio de 2023, Bandeira de Mello fez um registro de ocorrência na Polícia Civil do Rio de Janeiro contra o perfil “Roberto Dondien”, que seria, supostamente, um fake de Dunshee.

As suspeitas começaram quando Dunshee publicou um texto em seu Twitter, apagou e, minutos depois, o perfil fake, que tem um nome com as mesmas iniciais do vice, “Roberto Dondien”, publicou o mesmo texto. O perfil foi excluído após seguidores levantarem a suspeita.

Bandeira de Mello era um dos alvos de ataque preferidos do perfil fake. Ex-presidente do Flamengo, o deputado foi acusado pela conta de ter causado o incêndio no Ninho do Urubu, que matou dez atletas da base do time. O crime, contudo, aconteceu em 2019, primeiro ano da gestão de Rodolfo Landim.

A conta atribuída ao VP do Flamengo, além de defender Landim e Dunshee, e atacar opositores, também ofendia Lula e Alexandre de Moraes.

(

Atualização às 15h30 do dia 14 de abril de 2024: Em nota à coluna, Rodrigo Dunshee, por meio da assessoria de imprensa do Flamengo, negou a titularidade da conta fake e disse que é uma “invenção da oposição em virtude do processo eleitoral”.

Ele está atento ao movimento e pronto para processar quem o acuse”, disse o clube.)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?